UNAS RFM - Reclamação criativa (TCC)
Joana
E já cá está o Rui Unas, que hoje vem falar sobre algo relacionado com os direitos dos consumidores. Boa, Conceição Lino!
Rui
A rasgar no sarcasmo logo pela manhã... não é, Joana? Curiosamente o teu sarcasmo é muito semelhante à minha glória matinal.
André
Como assim?
Rui
Aparece todos os dias de manhã, mas não serve para nada.
Mariana
O que é uma glória matinal?
Joana
É melhor não, Mariana.
Rui
Joana, concedo que tenho a mesma credibilidade para falar sobre os direitos dos consumidores do que o Presidente Cavaco tem para falar de glória matinal. Mas isso não significa que não tenha coisas para dizer!
André
Agora fiquei curioso em saber o que é que o Presidente Cavaco tem a dizer sobre glória matinal?
Rui
Provavelmente o mesmo que tem a dizer sobre eleições antecipadas: “Não tenho poderes para isso.”
Todos menos o Rui
Ui.
Rui
Muito forte, é? É para avançar? Ok. Bem... Acho que é do conhecimento geral que o cidadão comum tende a abusar do seu direito em reclamar nas superfícies comerciais da mesma forma que a Cristina Ferreira abusa do seu direito a falar.
Mariana
Porque é que a Cristina Ferreira abusa do seu direito a falar?
Rui
Na prática, porque a voz da Cristina tem o mesmo efeito nos humanos que os apitos ultra-sónicos têm nos cães. Irrita um bocadinho. Mas se por “direito a falar” se entender sirene dos bombeiros, então a Cristina está lá.
André
Okaay... Mas tens razão numa coisa, Rui. Antes não se reclamava por nada, hoje reclama-se por tudo e por nada.
Rui
É verdade, André. Mas o mais engraçado é que ao contrário da banda Resistência, as reclamações dos portugueses estão cada vez mais criativas!
Mariana
Como assim, criativas?
Rui
Eu explico, Mariana. O meu mais novo vai fazer quatro anos, e ganhou um cheque-oferta da avó. Pelo que peguei no puto e fomos a uma grande superfície comercial multi-marca em Lisboa. Não podemos dizer o nome da superfície, mas é tão espanhola como a Merche Romero, as tapas, e as tapas que eu daria na saliência traseira da Merche Romero.
Joana
(suspira)
Ok. E o que é que compraste para o puto?
Rui
Como sempre, o que ele me ordenou que comprasse! Uma caixa de charutos dominicanos e o jogo de consola GTA Cinco. Como sobrou algum guito, e porque não fazem o reembolso da diferença, aproveitei para comprar o último livro do Gustavo Santos.
André
Precisas de auto-ajuda?
Rui
Não. Mas as páginas são boas para apanhar os cocós da cadela. Bem... mas estava eu descontar o vale, quando oiço um cliente a apresentar a reclamação mais criativa que já ouvi até hoje. Preparados?
Joana
Na realidade, nunca estamos, não é?...
Rui
Xiu. Desagradável. O que eu ouvi foi... e isto é rigorosamente verdade - um cliente a reclamar o pagamento da desvitalização de um dente por causa de uma avaria no seu televisor.
Mariana
Ok. Não percebi a ligação.
Rui
Nem eu, Mariana. E por isso fiquei a ouvir a discussão. O cliente alegou que ao esperar um mês pela reparação do seu televisor, durante trinta serões teve fazer à mulher o que não fazia há mais de quarenta anos: companhia. Vai daí, os seus níveis de stress aumentaram de tal forma, que ganhou uma cárie tão grande num dente, que teve de desvitalizar um pré-molar! É ou não é a reclamação mais criativa de sempre?!
Joana
Ok... é realmente uma reclamação algo criativa.
Rui
Algo criativa? Muito criativa, Joana! E bem mais criativa que um livro do Gustavo Santos. Só não dá para apanhar cocós, claro.