TCC-LandingPage-v1

A VIDA DE UNAS

A Vida de Unas RFM – Putin

UNAS RFM - Putin (TCC)

Joana

E já está o Rui Unas, que hoje vem falar de política internacional. (riso contido) Prrrrt

RUi

Já vais ver, Joana. Assim que começar a recomendar jazz servo-croata e a fungar como o José Carlos Pereira, vais perceber que sou uma espécie de Nuno Rogeiro da margem sul. Vamos a isto? Você sabiam que o  Presidente Putin foi considerado pela revista Forbes como o homem mais poderoso do mundo em 2014?

Mariana

Tu lês a revista Forbes?

RUi

Vejo os bonecos. Já agora... não percebo porque é que EU não estou na lista dos mais poderosos do mundo! Eu!... Um tipo com mais de dez milhões de visualizações no YouTube! Mas pronto, suponho que a partir do momento que o Nuno Eiró é apresentador de televisão, tudo é possível.

Joana

É uma injustiça.

Rui

Com certeza que é! Principalmente para quem vê o Nuno Eiró sem poder mudar de canal. E alguém percebe o que é que o maluco do Putin anda a fazer? Qual é que é a marca de comunismo que ele usa actualmente? Eu estou confuso!

André

Deduzo que actualmente use Gazprom.

Rui

É que o tipo já anexou uma Crimeia... e a Ucrânia parece o Miratejo à noite mas com menos armas! Confesso que percebo tanto o que o “xôr” Putin anda a fazer, quanto o ministro Pires de Lima percebe de ironia.

Joana

Nada?

Rui

Nada. Ou o “xôr” Putin está apenas a comemorar o fim da Guerra Fria de forma especial - e por especial, entenda-se um indivíduo que come lápis de cera e bebe tinta guache - ou os russos querem vir passar o Inverno à Europa do Sul! 

Mariana

Achas mesmo que os russos querem... migrar?

Rui

Bem, se eu fosse russo era o que eu faria. A Rússia tem vodka? Tem sim senhora. Tem gajas boas. Tem, sim senhora. Mas aquele pais é tão frio que assim que se abre a braguilha, ficamos apenas a um verso da música "Mulher Gorda" e a uma capa preta de imitar o dux no Meco, e entrar em hipotermia.

André

Se calhar é mesmo por isso que o “xôr” Putin está a mandar aviões e navios militares para Portugal...

Rui

Pois! E nós a gastar “gasóil” em aviões e barcos para ir interceptar os meninos! Tudo bem, o posto de abastecimento da Cruz de Pau ganha com isto, dinamizar a economia local e tal, mas isto sai-nos do bolso!

André

Os F16 atestam na Cruz de Pau?

Rui

Ainda no outro dia vi um a atestar. Ou era um F16 ou era um Punto modificado. Isto tem de acabar, e eu tenho uma ideia brilhante para resolver esta situação de uma vez por todas, e sem gastar combustível.

Mariana

Qual é a tua ideia brilhante?

Rui

Os aviões russos estão imitar os pássaros ao voar em direcção ao sul, certo? É mandar-lhes com a música da Mafalda Veiga para os rádios e eles piram-se logo.

Joana

Essa ideia brilha que nem uma lâmpada!

Rui

Obrigado, Joana.

Joana

Fundida. 

Rui

Xiu. Caluda. Bem. Sempre que os russos vierem a Portugal, mandamos-lhes com isto... (pigarreia)

Canta “Pássaros do Sul” em falsete.

Pássaros do sul... bando de asas soltas...

Rui

Tudo bem, concedo que vai contra as convenções de Genebra, mas contra grandes males...

Falam por cima do Rui a cantar a partir daqui.

Canta “Pássaros do Sul” em falsete.

Trazem melodias p'ra cantar... às moças...

Em noites de romariaaaaa! Em noites de romariiii-a.

André

Está a resultar. Pelo menos comigo.

Mariana

Sim. Vamos embora.

Joana

Concordo. Afinal a ideia não é tão estúpida como eu pensava.

Nota: Este guião foi entregue com esta redacção. Mas, como é normal, os artistas que o entregam podem cortar, mudar, improvisar em cima dele. Assim sendo, o que saiu para o público poderá não ser exactamente o que aqui está reproduzido.