TCC-LandingPage-v1

A VIDA DE UNAS

A Vida de Unas RFM – Preparar o Natal

UNAS RFM - Preparar o Natal (TCC)

Mariana

E já cá está o Rui Unas... ou será o duende Unas?

Rui

É verdade, Mariana! Já estou em modo duende, a preparar activamente o Natal. Por falar em duende... André... Tu nem sonhas a falta que fizeste aqui!

André

Eh, pá! Obrigado... acho.

Joana

Estavas com saudades do teu compincha?

Rui

Eh!... Calma lá com o vernáculo, Homem das Obras Cruz! Estamos na RFM! E digo-te já que, tal como a judoca Telma Monteiro, só me enrolo com mulheres.

Mariana

Ah, não sabia que a Telma Monteiro se enrolava...

André

(interrompe)

No tapete de judo, Mariana. Não é, Rui?

Rui

Pode ser.

Joana

Mas diz-nos lá o que é que andas a fazer para preparar o Natal.

Rui

Ui! Ando tão ocupado como o juiz Carlos Alexandre, só que com menos prisões preventivas. Tenho horas de trabalhos manuais pela frente...

Mariana

Fazes os teus próprios enfeites de Natal? Não te fazia um homem tão prendado! 

Rui

Obrigado pelo elogio, Mariana. Agora fiquei mais corado do que o treinador Toni na véspera de Natal. E por véspera de Natal entenda-se, todo os dias do ano depois do almoço. Na verdade, não são bem enfeites... Eu explico: Ao contrário do Goucha, eu não aprecio gastar dinheiro mal gasto...

ANdré

O Manuel Luís Goucha gasta dinheiro mal gasto?

Rui

A não ser que lhe ofereçam os casacos, sim. Acho que está à vista de todos. Bem... e como por esta altura os comerciantes costumam carregar mais nos preços, costumo comprar frangos assados para a ceia de Natal, e substituir graficamente a embalagem para peru. Isto é poupança! Ah, e também faço o mesmo para o bolo-rei e para os cajus.

Mariana

E compras o quê?

Rui

Bolas de Berlim com creme e tremoços, obviamente!

Joana

Sinto muito pela tua família. Olha, e aplicas a mesma estratégia as prendas de Natal?

Rui

Claro! Estamos em crise, ou não estamos? Olha, amanhã há uma promoção no ananás em calda e vou despachar uma boa parte das prendas.

Todos menos o Rui

Ofereces ananás em calda no Natal?!

Rui

O quê? Não acham que é uma boa prenda, é? Bem... então se calhar é melhor riscar os vossos nomes da minha lista. (mexer num papel)

André

Vais riscar-nos da tua lista de Natal só porque dissemos que o ananás não é uma boa prenda?

Rui

Disparate, André! Claro que não! Eu gosto muito de vocês. Era incapaz de fazer isso. Estou estou a riscar-vos da lista do ananás em calda, para vos passar para a lista do sabão azul e branco que vai estar em promoção depois de amanhã.

Joana

(suspira)

Olha, e os teus putos ainda acreditam no Pai Natal?

Rui

Mais ou menos, Joana. Como muitos outros pais, todos os anos eu visto-me de Pai Natal... Pelo que o mais novo acredita no Rui Natal, e o mais velho pensa que o Pai Natal é um tipo de barbas que aparece de vez em quando para brincar ao “Upa, Upa, Rena Trepadora” com a mãe dele.

Mariana

Porque é que o mais velho pensa que...

Joana

É melhor não, Mariana.

Rui

Mariana... Se comprei um fato caríssimo de Pai Natal, há que dar-lhe uso mais do que uma vez por ano! Além disso a minha mulher fica super-sexy com umas hastes de rena e um nariz de leds. Ah, e também já fizemos o Natal do Embrulhado da RFM! A única diferença é que tivemos de fazer os rasgões no papel de embrulho numa zona diferente...

Joana

(interrompe)

Chega, chega... Adeus Rui Natal.


Nota: Este guião foi entregue com esta redacção. Mas, como é normal, os artistas que o entregam podem cortar, mudar, improvisar em cima dele. Assim sendo, o que saiu para o público poderá não ser exactamente o que aqui está reproduzido.