UNAS RFM - #34 - Dor de Garganta (TCC)
Joana
... E não há nada melhor para começar uma segunda-feira que ouvir o Rui Unas! Exceptuando talvez tipo... tudo o resto que existe. Incluindo as músicas dos Santos e Pecadores.
Rui
Sempre cordial, Joana. Por falar em Santos e Pecadores... ontem acordei tão rouco que a minha voz parecia a do Olavo Bilac. Ou a de um arrumador de carros. Tanto faz. Até pensei que não conseguiria vir hoje!
Joana
Isso é que era uma pena...
Rui
Não gozes, Joana. Entrei em pânico! A minha voz é a minha profissão! É um bocado o que os carros, a fanny pack para as moedas e um jornal enrolado são para o Olavo Bilac.
Mariana
Mas estás muito melhor. O que fizeste?
RUi
Olha, Mariana, vesti o que tinha à mão e corri para farmácia com a intenção de adquirir umas pastilhas para a dor de garganta.
André
E o que é que tinhas à mão?
Rui
Um négligée preta de renda da minha mulher. É mais confortável do que eu estava à espera... Um gajo fica um bocadinho solto demais nas pendurezas, mas ainda assim...
Joana
Não vamos entrar por aí, Rui. Chegaste à farmácia, e depois?...
Rui
Ah! Cheguei à farmácia e disse ao farmacêutico: (quase imperceptível de rouco) Quero umas pastilhas para a dor de garganta, se faz favor.
Mariana
E ele?
Rui
Ele aparentemente não era fã dos Santos e Pecadores e não percebeu à primeira, mas lá me aviou as pastilhas para a dor de garganta. Eu tomo imediatamente uma das pastilhas para a dor de garganta, mas entretanto lembro-me de ler a bula das pastilhas para a dor de garganta.
Joana
Porquê tanta insistência com “pastilhas para a dor de garganta”?
Rui
Xiu. Estragas-me a punch. E os efeitos secundários das pastilhas para a dor de garganta são:
Reacções alérgicas, que incluem asma, dificuldade em respirar ou ruídos respiratórios repetidos. Não sei se sabem mas o Darth Vader tomava isto.
Continuando: Edema da face, lábios ou língua... Reacções na pele, urticária, e... desmaios.
Até aqui tudo bem, já que é perfeitamente normal colocarmos uma pastilha para a dor de garganta na boca e a seguir desmaiarmos um bocadito. Acontece a todos.
Mas há mais! Podem ocorrer náuseas ou vómitos, ambos em simultâneo, e também... flatulência. Esta não é má de todo para quem precise de uma desculpa para flatular em público. “Ah e tal, dói-me a garganta”. Mais: Dores de cabeça, tonturas, e... preparados?... dificuldades em dormir ou sonolência.
mariana
Essa última abrange todas as opções possíveis.
Rui
Por acaso falta o sonambulismo, que é normalmente a minha desculpa para acordar na cama da minha vizinha. Mas não é tudo! Atrás da porta número três tens problemas hepáticos, alterações na urina e a hipótese de um aumento do risco de ocorrência de AVCs.
Joana
Tive uma ideia! Porque é que não tomas a caixa toda?
Rui
Porque acho que a sociedade não precisa de um segundo Medina Carreira. Mas o melhor fica para o fim! As pastilhas para a dor de garganta também podem originar... precisava de um rufo... André, bate aí na mesa. (rufo) Dor de garganta!! Tcharan!
Ou seja, se chupares uma catrefada disto, corres o risco de ficar na mesma! Estou indignado! Não tanto quando o olho direito do Medina Carreira, mas estou!
Mariana
Oh, Rui, as bulas são apenas preventivas.
André
Claro! Por tomares essas pastilhas, não quer dizer que te aconteçam essas coisas.
Joana
Exacto! E estás tão indignado, mas as pastilhas fizeram-te bem.
Rui
Sim, é verdade, Joana. E não tive nenhum dos efeitos mencionados na bula. Aliás, o único efeito secundário que tive até nem é mau de todo. Pelo menos para o ego.
Joana
Qual foi?
Rui
O farmacêutico pediu-me umas selfies em négligée.