UNAS RFM - #13 - Presenças (TCC)
Rui
Já alguma vez vos pagaram para fazer uma presença?
Os três vão para falar algo.
Claro que não! Vocês não são famosos porque não conseguem mostrar a cara neste meio avançado que é a rádio. No caso da Joana até é uma vantagem.
Joana
Parvo. Estás a querer contar que te pagam para fazer presenças, é isso?
RUi
Sim, Joana. É algo muito comum em figuras publicas. Basicamente uma casa contrata um famoso para ir a um sítio e, vá... “estar”.
André
É o que fazem a Lili Caneças ou a Débora Picoito, certo?
Rui
Eu fazia a Débora Picoito. Sim, é mais ou menos isso, mas a Tia Lili precisa também de botijas de oxigénio e câmera tape para colar as peles do pescoço à nuca.
Joana
E o que se faz exactamente durante uma presença?
Rui
Basicamente, “está-se” num sítio durante duas horas. É um bocado aborrecido. Não é tão aborrecido como ver a Débora Picoito a tentar ler, mas é aborrecido.
André
A Débora não sabe ler?
Rui
Claro que sabe, André. As vogais é que atrapalham um bocado, e os neurónios estão sempre a tentar tirar-lhe a roupa. Bem, seguindo... Para além de ser aborrecido, como não bebo álcool, bebo muita água! O que significa que tenho a bexiga sempre cheia, e a minha próstata está mais inchada que o seio esquerdo da Débora Picoito.
Joana
São diferentes os seios da Débora Picoito?
Rui
Sim. O esquerdo tem mais 300 pixels que o direito. Eu contei-os. E com tanto xixi, passo mais tempo nas casas de banho das discos do que o meu colega Vale e Azevedo a contar os dias para a peça de Natal da prisão.
Mariana
Porquê colega?
Rui
Porque o Vale e Azevedo é actor na peça de Natal da prisão. Faz o papel de um duende que faz desaparecer presentes e envia-os para Gibraltar.
Joana
Olha, parece um desafio. E o que fazes mais durante as tuas presenças?
Rui
Tiro muitas selfies, mas raramente corre bem. Como não costumo sair á noite, e sou um pai que acorda às sete e meia todos os dias por causa dos putos, tirar fotografias a partir das 5 da manhã significa que fico sempre com ar de um dos figurantes do Walking Dead.
Mariana
Tens aí uma foto?
RUi
Tenho, olhem aqui.
Joana
Não estás mal de todo! O preto fica-te bem.
Rui
Aquilo é uma coluna de som. Eu sou este. Estás a insinuar que estou gordo?
Mariana
Não estás tão mal assim.
Rui
Obrigado, Mariana. Encheste o meu ego da mesma forma que o cirurgião encheu o peito da Débora Picoito. Instantaneamente e até ficar com a coluna torta. E às vezes até tenho para ir para a cabina animar o público, mas como as minhas referências de sair à noite são da altura em que era solteiro e frequentava casas de strip tease, dou por mim a dizer isto:
(Tom de animador de casas de strip)
Vamos dar uma grande salva de palmas com a mão disponível para a linda Sarita, a encantadora de serpentes.
Ando muito cansado. Dava-me mais jeito contratarem-me para presenças durante o dia. Um sítio onde fosse só chegar, marcar o ponto, dizer umas coisas e ir embora.
(pausa embaraçosa)
Rui
Ok. Silêncio incómodo. Acho que sendo assim vou andando.